Formas de representar Algoritmos - Fluxograma

Falamos em nossa postagem Algoritmos e informática que algoritmo é o passo-a-passo ou sequencia lógica utilizada para realizar uma automação. Algumas ferramentas foram desenvolvidas para representar os algoritmos onde podemos destacar os Fluxogramas e pseudocódigos. 
O objetivo dos fluxogramas e pseudocódigos é representar de maneira simples a lógica utilizada em um "programa de computador". 

Fluxogramas

Um fluxograma, é um diagrama que tem como finalidade representar um algoritmo (processos ou fluxos). Geralmente confundido com o organograma, o fluxograma possui a diferença de representar algo essencialmente dinâmico, ou seja, segue um fluxo (lógico).
Para tornar os algoritmos mais próximos dos programas computacionais (programas desenvolvidos em qualquer linguagem de programação) algumas regras são exigidas na confecção dos fluxogramas. Usando o exemplo apresentado na postagem Algoritmos e informática iremos criar um algoritmo que receberá os valores de A e B via teclado do computador e exiba o resultado da soma entre os dois números digitados no monitor. Na figura 1 temos a solução desse problema em fluxograma.

Figura 1. Fluxograma mostrando programa que soma e exiba  dois números digitados via teclado

Analisando o fluxograma da figura 1 temos:

1º Instrução em fluxograma: Nesta primeira figura geométrica (retângulo com bordas arredondadas) com a palavra inicio, indicaremos o incio da solução lógica de nosso problema.
Figura 2. Figura geométrica representando inicio do programa

2ª Instrução em fluxograma: As próximas duas figuras geométricas (trapézio) representam a instrução de entrada de dados (leia em pseudocódigo). Quando usamos essa figura geométrica queremos que o computador verifique o que o usuário digitou e guarde esse valor em uma variável cujo nome da variável esta escrita dentro da figura geométrica (A e B neste caso) conforme indicado na figura 3.
Figura 3. Entrada de dados - Representado pelo trapézio com o nome da variável escrita no seu interior.

3º Instrução em fluxograma: O processamento de dados que no nosso caso será a soma entre dois valores (soma = A + B) será efetuado dentro do retângulo também conhecido como atribuição. Aqui o computador irá verificar os valores das variáveis A e B, somar esses dois valores e armazenar (atribuir) o resultado da operação na variável soma.
Figura 4. Processamento de dados - Representado pelo retângulo.

4º Instrução em fluxograma: Esta instrução é usada para que seja exibido no dispositivo padrão (monitor) o conteúdo da variável soma. Para isso é usado o simbolo mostrado na figura 5 com o identificador da variável que em nosso caso será a variável soma.

Figura 5. Diagrama que representa a saída de dados em dispositivo padrão.

Assim como em pseudocódigo, a saída de dados pode exibir o conteúdo de variáveis assim como texto. Para exibir caracteres alfanuméricos, basta colocar o texto entre aspas no interior do diagrama conforme mostrado na figura 6.
Figura 6. Diagrama que representa a saída um "texto" em dispositivo padrão.


5º Instrução em fluxograma: O inicio e o fim do fluxograma é representado pela mesma figura geométrica com a palavra fim.
Figura 7. Diagrama que indica o fim de nosso fluxograma.
Em resumo teremos:

Figura 8. Resumo das figura geométricas e suas funções dentro do fluxograma.


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