Compilando nosso primeiro programa no DEV C++

Esta postagem foi criada para ajudar os iniciantes em C++ a compilarem seus programas. Quem ainda não tem o compilador DEV C++, pode fazer o download e instalar na sua maquina a partir do site do superdownloads ou no site do baixaki. Quem tiver problemas de compatibilidade entre o compilador e o sistema operacional clique aqui e compile seus programas na internet.
Após instalar o programa e executar o DEV C++ a primeira tela que aparecerá será a tela apresentada na figura 1.
Figura 1: Tela inicial no DEV C++.
Toda vez que abrimos o Dev, o compilador mostra uma mensagem com dicas sobre o compilador que deve ser fechada. Após fechar a janela da dica será necessário clicar em Arquivo, Novo, Arquivo Fonte para iniciar um novo projeto usando o DEV C++. Para que estiver com o programa em ingles clique em Filem New, Source file. A figura 2 apresenta o caminho para a criação de novo arquivo fonte.
Figura 2: : Tela do DEV C++ na criação de novo arquivo fonte.

Após o passo anterior que irá abrir un novo arquivo fonte (pode ser criado pelo atalho Ctrl+N) irá aparecer a área de trabalho do DEV C++ onde deverá ser digitado o código fonte de nosso programa. O quadrado vermelho apresentado na figura 3 indica onde nosso código fonte deve ser digitado.
Figura 3: Tela do DEV C++ destacando a região onde será digitado o código-fonte de nosso programa.
Após digitar o código vamos verificar se nosso código não contem erros para executar nosso programa. Para isso, será necessário salvar o código fonte com extensão .C no caminho definido pelo usuário. Em nossas aulas de laboratório, peço para os alunos salvarem dentro da pasta meus documentos e se possível dentro de uma pasta com o nome do aluno. A figura 4 apresenta as telas do DEV C++ quando salvamos o arquivo-fonte.
Figura 4: Salvando nosso código fonte.
Como citado anteriormente, o compilador serve para verificar se o código-fonte possui algum erro de sintaxe. Para isso é necessário clicar no menu Executar, Compilar (ou usar as teclas de atalho Ctrl+F9). A figura 5 apresenta o caminho para realizar a compilação do código-fonte.


Figura 5: Tela do DEV C++ onde a seta indicar o caminho para compilar o código-fonte.
Caso o programa não contenha nenhum erro de sintaxe aparecerá uma nova janela na tela indicando 0 erros (Errors 0) e 0 avisos (Warnings 0) conforme apresenta a figura 6. Mas atenção, o compilador só verifica erros de sintaxe, os erros de lógica não são verificados pelo compilador.
Figura 6: Janela de mensagem do DEV C++ caso o código-fonte não apresente erros de sintaxe.

Caso o programa apresente algum erro de sintaxe o compilador indicará a linha onde está o erro marcando-a de vermelho conforme apresenta a figura 7.
Figura 7: Tela do DEV C++ indicando erro de sintaxe no código-fonte.
O quadrado amarelo na figura 7 destaca o console do DEV C++ que indica o erro e a linha que esta ocorrendo o erro. A figura 8 apresenta uma figura mais detalhada desse console.

Figura 8: Campo de aviso detalhamento de erros do DEV C++.
Na figura 8 temos 3 colunas: Linha (line), Unidade (file) e Mensagem (message). Na coluna linha, há uma indicação em que linha do nosso código-fonte esta ocorrendo o erro de sintaxe. Neste caso, o erro esta na linha 15.
A coluna Unidade somente mostra o caminho de onde o código-fonte está sendo compilado, ou seja, onde o arquivo foi salvo.
A coluna Mensagem apresenta uma indicação do erro que o compilador constatou em nosso código. Neste caso temos a mensagem “expected ‘;’ before ‘}’ token. Quem fala um pouco de inglês terá mais facilidade nos primeiros programas, onde, por exemplo, neste caso o compilador está indicando que esta faltando ; antes da }. Com o tempo e treinamento, todo mundo identificará facilmente um erro independente do nível de inglês, no entanto, é fortemente recomendado que profissionais de informática tenham bons conhecimentos em inglês.
Resolvido o problema (corrigido o erro de sintaxe) o próximo passo é executar o programa. A figura 9 mostra onde o aluno deve clicar para executar o programa.
Figura 9: Tela do DEV C++ indicando onde o aluno deve clicar para executar o programa.
Caso tudo de certo, o programa deve funcionar conforme apresenta a figura 10.
Figura 10: tela do prompt do DOS execuntado o programa a partir do código-fonte compilado no DEV C++.
Caso você seguiu todos os passos e seu programa chegou a este ponto, parabéns. Agora vai estudar linguagem de programação C, acesse o AVA na central do aluno e treine muito....
Caso contrario, chame o professor!!!! :)

Ainda ta com duvida, curta nossa pagina no facebook e poste sua duvida lá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário