O que são Bibliotecas C++

As bibliotecas são fundamentais para o desenvolvimento de programas em C. Caracterizadas como um conjunto de rotinas padronizadas da linguagem, as bibliotecas contém funções de entrada/saída e processamento de informações.
Dentro deste contexto, quando queremos mostrar uma mensagem na tela, você não tem que produzir uma função inteira ou criar um comando novo, basta importar uma biblioteca de I/O (entrada e saída) (#include <stdio.h>) e utilizar uma função de saída de dados desta biblioteca.
Alem de facilitar nossa vida, é nas bibliotecas que o compilador irá verificar se as funções que você digitou não contem nenhum erro de sintaxe, ou seja, se você escreveu o comando corretamente. 

Segue uma relação com as principais bibliotecas em C.


#include stdio.h

A biblioteca cujo nome é uma abreviação de Standard In/Out (entrada e saída padrão) é a biblioteca onde as instruções de entrada e saída foram definidas.
A partir desta biblioteca podemos fazer  a leitura de um valor digitado, escrita formatada ou não de textos no monitor e operações com arquivos. Dentre as funções dessas bibliotecas temos:
fprintf, printf, fscanf, scanf, getchar, putc, getc, fopen, fclose...

#include stdlib.h

Esta biblioteca é a responsável por conversões de números, alocação na memória e outras tarefas. Dentre as funções dessas bibliotecas temos:

atof, atol, rand, malloc, realloc, free e system...

Também não podia deixar de citar que ela retorna o valor absoluto de um número inteiro usando abs.

#include math.h

Está biblioteca declara funções matemáticas que podem servir para: achar a raiz quadrada, achar o seno, co-seno, tangente, logaritmo na base 10.Dentre as funções dessas bibliotecas temos:

sqrt, sin, cos, tan, log10.

#include ctype.h

Esta biblioteca serve para testar caracteres. Alguns testes possíveis com caracteres são: testar se é maiúsculo, testar se é minúsculo, testar se é espaço, testar digito decimal. Além disso, essa biblioteca permite converter maiúscula em minúscula e vice-versa. Algumas funções:

isupper, islower, isspace, isdigit, toupper, tolower...

#include string.h

A função string é responsável por disponibilizar funções para trabalhar com conjuntos de caracteres, isto é, strings. Nesta bibliotecas podemos copiar, concatenar, comparar e ver o tamanho de uma string.  Dentre as funções dessas bibliotecas temos:
strcpy, strcat, strcmp, strlen, memcpy, memmove e memcmp.


#include time.h
Esta biblioteca declara funções para manipularmos a data e hora. Podemos usar esta biblioteca para pegar o horário do processador, pegar o horário do sistema, fazermos a diferença entre dois horários. As funções referentes são:

clock, time e difftime.

Ainda ta com duvida, curta nossa pagina no facebook e poste sua duvida lá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário