Desafio 1
A série de Fibonacci é uma sequencia numérica começando normalmente por 0 e 1, na qual,
cada termo subsequente (numero de Fibonacci)
corresponde a soma dos dois termos anteriores. Esta série tem aplicações na análise de mercados financeiros, na ciência da computação, biologia e na teoria dos jogos (quer ver uma explicação sobre a utilização da sequencia,
clique aqui). A função desse desafio é fazer um programa que calcule e exiba a sequencia de Fibonacci conforme indicado na figura 1.
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Figura 1. Execução de programa que calcula a sequencia de Fibonacci. |
Desafio 2
Um estatístico pretende fazer um programa para facilitar seu trabalho. Este programa deve receber 30 valores que representam uma amostra qualquer e receber um string com a informação sobre o que essa amostra representa conforme indicado na figura 2.
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Figura 2. Valores da amostra serão digitados pelo usuário. |
Após receber os 30 valores, o programa deve apresentar esses valores na sequencia digitada e posteriormente apresentar os valores em ordem crescente (ROL). Após mostra o ROL o programa deve calcular a Amplitude da distribuição, o numero de classes que será usado para fazer a tabela e a amplitude das classes conforme indicado na figura 3.
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Figura 3.Apresentação do ROL, At, K e h. |
Após realizar os cálculos apresentados na figura 3 o programa deve mostrar a tabela de Distribuição de Frequências com Intervalos de Classe conforme desta a figura 4.
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Figura 4. Distribuição de Frequências com Intervalos de Classe. |
Dicas:
- Usar um vetor para receber os 30 valores da distribuição
- Ficar atento ao valor de K, pois a variável K não pode ser declarada como uma variável inteira, mas o numero de classes deve ser inteiro.
- Não conhece nada ou não lembra das aulas de estatística? Acesse o site do
Brasil escola ou
oocites clicando nos links e relembre como trabalhar com Distribuição de frequências com intervalo de classes.
Desafio 3
Fazer um programa similar ao programa anterior mas ao invés de fixar a amostra em 30 valores, o usuário deve informar o tamanho da amostra e fazer o mesmo procedimento apresentado anteriormente. No caso apresentado na figura 5 temos uma amostra com 74 pesos de alunos do ensino médio.
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Figura 5. Neste programa podemos indicar quantos dados serão analisados na amostra. |
Após digitar todos os valores da amostra, o programa irá mostrar os valores digitados em ordem crescente(ROL) conforme indica a figura 6 e a figura 7.
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Figura 6. Relação dos 74 valores digitados pelo usuário. |
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Figura 7. Apresentação do ROL da amostra digitada. |
Alem de mostrar o ROL, definir o numero de classes e mostrar a tabela como feito anteriormente, o programa também deve mostrar a frequência acumulada e a frequência relativa dos dados apresentados conforme indicado na figura 8.
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Figura 8. Distribuição de Frequências com Intervalos de Classe. |
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