Motor DC - Como controlar via Arduino

Os motores de corrente contínua (CC) ou motores DC (Direct Current), como também são chamados, são dispositivos que transformam energia elétrica em mecânica aproveitando as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e ímãs permanentes. O vídeo abaixo, apesar de estar inglês é bem simples e exemplifica o principio de funcionamento do motor DC.





Conforme visto no vídeo acima, ao passar corrente por um condutor o campo magnético fará com que o eixo do motor gire, logo para que um motor CC seja acionado pelo Arduino, basta implementar o circuito apresentado na Figura 1.

Figura 1. Circuito simples de controle de motor CC.
Com base no circuito da Figura 1 o código abaixo irá acionar o motor por 2 segundos e desligar o motor por 1 segundo.

int motor = 8; // Varíavel criada para guardar numero da porta que controlará o motor

void setup() 
{
  pinMode(motor, OUTPUT);
}

void loop() 
{
  digitalWrite(motor, HIGH);   // liga o motor
  delay(2000);               // espera 2 segundos
  digitalWrite(motor, LOW);    // desliga o motor
  delay(1000);               // espera 1 segundo
}

No circuito da Figura 1, note que o terminal 2 do motor foi ligado no GND e o terminal 1 na porta 8 do Arduino. Se a ligação foi invertida, o sentido da corrente támbem será invertido fazendo com que o motor gire no sentido oposto (faça o teste no seu simulador).
Para fazer uso dessa característica do motor podemos usar uma Ponte H para mudar o sentido que o motor irá girar. O principio da ponte H é o bem simples, o motor conectado a ponte será controlado por 4 chaves e uma fonte de alimentação conforme mostrado na Figura 2.

Figura 2. Esquema de chaveamento da ponte H
Conforme Figura 3, podemos observar que quando as chaves 1 e 4 (Figura 3 (A)) estiverem fechadas a corrente irá passar no sentido anti-horário, ao inverter o fechamento das chaves (chave 2 e 3 fechadas, Figura 3 (B))a corrente irá passar no sentido horário invertendo o giro do motor.
Figura 3. Principio de funcionamento da Ponte H

O CI utilizado da ponte H é o L293D cujo Datasheet já está disponível no blog. Para utilizar o CI L293D além de polarizar o CI conforme Figura 4, o desenvolvedor irá ligar uma tensão de referencia ao pino 1 (setar como HIGH ou usar PWM)  e controlar o sentido da corrente através dos pinos 2 e 9 (Fios verdes na figura 4). Se o pino 2 foi setado como HIGH e 9 como LOW o motor irá girar no sentido horário, ao inverter (pino 2= LOW e pino 9 = HIGH) o motor irá girar no sentido anti-horário.
Figura 4. Controle de motor CC usando ponte H (L293D)


Agora Pratique:

Exercício 1. Reproduza o esquema da Figura 4 e controle o motor via porta serial. Onde o programa deve atender as seguintes condições:
  - Se o usuário digitar 1 - Motor gira em sentido horário
  - Se usuário  digitar 2 - Moto gira em sentido anti-horário.
  - Se o usuário digitar 0 -Motor desliga.

Exercício 2. Reproduza o mesmo projeto do exercício 1 e adicione dois Led (Vermelho e Laranja) , quando o motor girar no sentido horário, o Led vermelho deve estar ligado, quando o motor inverter o Led azul deve ser ligado.

Exercício 3. Realize um projeto com 2 motores ligados ao L293D que serão controlados pela serial. O motores quando ligados devem sempre girar em sentidos opostos.


Ainda tá com duvida, curta nossa pagina no facebook no link abaixo e poste sua duvida lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário