DEFAULT - Atribuindo valores padrão aos campos

Conforme visto em nossa postagem "Criação de tabelas - Oracle" quando estamos criando uma tabela e seus respectivos campos (atributos ou colunas), ao definir os campos e os tipos dos dados, é possível atribuir um valor padrão ao campo usando a opção DEFAULT. Isto significa que, se um registro for inserido e o usuário não digitar nenhum valor na coluna onde um Default foi definido, o Oracle irá atribuir automaticamente um valor padrão. Para relembrar o comando Create, na Figura 1 temos a sintaxe do comando usando para criação de tabelas.
Figura 1. Sintaxe do comando create table.
Com base na sintaxe acima, uma tabela será criada para armazenar informações sobre personagens da série "DuckTales - Os Caçadores de Aventuras". Como a maioria dos personagens do desenho moram na cidade de Patópolis, vamos definir o campo cidade com o valor de padrão (Default) de "Patópolis", assim só será necessário digitar a cidade para os personagens que não moram em Patópolis. Na Figura 2 temos o comando usado para criar a tabela que chamamos de DuckTales.
Figura 2. Criação da tabela DuckTales onde foi definido um valor padrão para o campo cidade 
Após criar a tabela (Figura 2) vamos realizar a inserção dos dados onde não iremos digitar nenhum valor para o campo cidade (campo que também possui a restrição NOT NULL). A rotina de inserção de dados é mostrada na Figura 3.
Figura 3. Inserção de dados na tabela DuckTales.
O mesmo procedimento de inserção de dados (Figura 4) foi realizada para cadastrar um personagem que não habita na cidade de Patópolis, neste caso, seremos forçados a a digitar a cidade do personagem conforme mostra a linha 6 do comando.
Figura 4. Inserção de dados na tabela DuckTales não usando o valor padrão.
Após inserir os dados (Figuras 3 e 4) a Figura 5 mostra os dados que foram inseridos onde a cidade Patópolis aparece cadastrada mesmo sem ter sido digitada.
Figura 5. Inserção de dados na tabela DuckTales não usando o valor padrão.


Ainda ta com duvida, curta nossa pagina no facebook no link abaixo e poste sua duvida lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário