Conforme visto em nossa postagem "Criação de tabelas - Oracle" quando estamos criando uma tabela e seus respectivos campos (atributos ou colunas), ao definir os campos e os tipos dos dados, é possível atribuir um valor padrão ao campo usando a opção DEFAULT. Isto significa que, se um registro for inserido e o usuário não digitar nenhum valor na coluna onde um Default foi definido, o Oracle irá atribuir automaticamente um valor padrão. Para relembrar o comando Create, na Figura 1 temos a sintaxe do comando usando para criação de tabelas.
Figura 1. Sintaxe do comando create table. |
Com base na sintaxe acima, uma tabela será criada para armazenar informações sobre personagens da série "DuckTales - Os Caçadores de Aventuras". Como a maioria dos personagens do desenho moram na cidade de Patópolis, vamos definir o campo cidade com o valor de padrão (Default) de "Patópolis", assim só será necessário digitar a cidade para os personagens que não moram em Patópolis. Na Figura 2 temos o comando usado para criar a tabela que chamamos de DuckTales.
Figura 2. Criação da tabela DuckTales onde foi definido um valor padrão para o campo cidade |
Após criar a tabela (Figura 2) vamos realizar a inserção dos dados onde não iremos digitar nenhum valor para o campo cidade (campo que também possui a restrição NOT NULL). A rotina de inserção de dados é mostrada na Figura 3.
Figura 3. Inserção de dados na tabela DuckTales. |
O mesmo procedimento de inserção de dados (Figura 4) foi realizada para cadastrar um personagem que não habita na cidade de Patópolis, neste caso, seremos forçados a a digitar a cidade do personagem conforme mostra a linha 6 do comando.
Figura 4. Inserção de dados na tabela DuckTales não usando o valor padrão. |
Figura 5. Inserção de dados na tabela DuckTales não usando o valor padrão. |
Ainda ta com duvida, curta nossa pagina no facebook no link abaixo e poste sua duvida lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário