Logisim - Software para simulação de circuitos lógicos

O Logisim é um software livre criado para ajudar estudantes de exatas à simular circuitos. Desenvolvido para diversas plataformas (Windowns, Linux, MAC OS) o LOGISIM é muito procurado por alunos de Ciência da computação que utilizam o software para simular circuitos digitais. O download do software pode ser feito no site do seu criador Carl Burch. Para acessar o site, clique aqui. Após instalar e executar o software, o usuário irá se deparar com uma tela similar a apresentada na figura 1.
Figura 1. Tela do software LOGISIM.
O  software é bem simples e intuitivo. Qualquer aluno que tenha conhecimentos básicos em circuitos digitais não terá algum problema em utilizar o LOGISIM. Para facilitar ainda mais a utilização do software nesta postagem irei mostrar os principais itens do Logisim. Ainda observando a figura 1 é possivel ver uma areá onde um circuito logico está representado. Apelidado por mim como "área de construção de circuitos" todos os circuitos serão construídos aqui.
Na figura 2, destacamos o "painel de desenvolvimento rápido" onde as principais opções de portas lógicas estão disponíveis. Para adicionar uma porta lógica ou um pino de controle de entrada/saída, basta clicar no componente e em seguida clicar na área de construção de circuitos. Para realizar essa operação é importante estar com a seta selecionada na "painel de desenvolvimento rápido".
Figura 2. Painel de desenvolvimento rápido.
Quando adicionamos uma porta lógica ao nosso circuito, todas portas possuem uma configuração padrão que pode ser alterada na barra de propriedades destacada na Figura 3. Por exemplo, todas as portas lógicas inseridas no circuito possuem 5 entradas (Isso corre nas versões que utilizei), para mudar o numero de entradas de 5 para um numero que atenda seu projeto será preciso mudar a propriedade "Quantidade de entradas" nas propriedades. Na figura 4 a seta indica a propriedade "Quantidade de entradas" que deve ser alterada para mudar o numero de entradas da porta lógica selecionada. Ainda na figura 4 é possivel ver em destaque as opções Negar 1, Negar 2, ...., essas opções servem para negar as entradas da porta logica, dispensando o uso da porta inversora.
Figura 3. Barra de opções do elementos dos circuitos
Figura 4. Opções para alteração do numero de entradas da porta logica, assim como inverter a entrada da porta
Outro ponto importante para quem deseja simular circuitos lógicos no Logisim é ficar atento aos pinos de entrada e saída do circuito.  Obrigatoriamente todos os circuitos devem usar o pinos quadrado na entrada do circuito e o redondo na saída do circuito conforme mostra a figura 5. Os pinos de entrada serão usados para setar o nível logico na entrada das portas.
Figura 5. Pinos usados nas entradas e saídas do circuitos.
Finalizando essa breve postagem sobre o software Logisim, vamos falar sobre a simulação dos circuitos. Como citado anteriormente, os pinos de entrada serão utilizado para simular as entradas do circuito, para seja possivel realizar qualquer simulação, será necessário escolher a ícone indicada pela seta na figura 6. Após selecionar a ícone (a mão), basta clicar nos pinos de entrada trocando os estados de suas entradas alternando seus valores entre 0 e 1. Para facilitar a simulação, tenha uma tabela verdade em mãos e preencha a tabela com base no valor indicado na entrada do circuito.
Figura 6. Opção que deve ser selecionada para simular o funcionamento do circuito.

Duvidas, envie uma mensagem ou acesse nossa fanpage nos botões abaixo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário