Formas de representar Algoritmos - Pseudocódigo

Falamos em nossa postagem Algoritmos e informática que algoritmo é o passo-a-passo ou sequencia lógica utilizada para realizar uma automação. Algumas ferramentas foram desenvolvidas para representar os algoritmos onde podemos destacar os Fluxogramas e pseudocódigos também conhecidos como português-estruturado. 
O objetivo dos fluxogramas e pseudocódigos é representar de maneira simples a lógica utilizada em um "programa de computador". 

Pseudocódigo

Pseudocódigo utiliza a técnica narrativa para representar um algoritmo e por isso é também conhecido como português estruturado ou Portugol. Nesta técnica de algoritmização as instruções são escritas em português o que irá facilitar o aprendizado e interpretação da solução lógica de um problema.
Para tornar os algoritmos mais próximos dos programas computacionais (programas desenvolvidos em qualquer linguagem de programação) algumas regras são exigidas na confecção dos pseudocódigos. Usando o exemplo apresentado na postagem Algoritmos e informática iremos criar um algoritmo em pseudocódigo que receberá os valores de A e B via teclado do computador e exiba o resultado da soma entre os dois números digitados no monitor....

Algortimo Soma_A_e_B
Var
    soma : Real
    A      : Real
    B      : Real
Inicio
   
   leia A
   leia B
   soma = A + B
   escreva soma
Fim


Analisando nosso pseudocódigo linha a linha temos:

1º linha: Algoritmo Soma_A_e_B  - Nesta linha iremos definir o nome do nosso algoritmo. A criação do nome do algoritmo deve seguir a regras para usadas na criação de variáveis. Para relembrar essas regras, acesse nosso post clicando aqui.

2ª Linha:  A partir da 2º linha iremos iniciar a declaração de variáveis (criação de variáveis na memoria do computador). A primeira instruções para indicar a declaração de variáveis em pseudocódigo é palavra Var. A partir deste momento será necessário dizer ao programa todas as variáveis que serão usadas em nosso pseudocódigo. A criação de cada variável deve conter o identificador e o tipo do dado que será usado conforme indicado abaixo:

         identificador : Tipo do dado

Em nosso exemplo criamos três variáveis A,B e soma que irão armazenar dados do tipo real. Clique aqui para ver as regras utilizadas na criação do identificador (nome) das variáveis.

6ª Linha: Nesta linha a palavra Inicio mostra que a partir deste ponto o pseudocódigo irá mostrar a solução lógica de nosso problema.

7ª e 8º Linhas: Nestas duas linhas temos a instrução leia. Nesta instrução de entrada de dados, o computador irá verificar o que o usuário digitou e guardará esse valor em uma variável. Por isso a instrução leia vem seguida do identificador de uma variável.

                                     leia identificador_de_variável

Logo teremos que a instrução  leia A será interpretada pelo computador como:

 Leia um valor digitado via teclado e armazene esse valor na variável chamada de A.

9º Linha: Neste instrução será realizado um processamento que no exemplo acima é uma operação matemática (soma = A + B). Aqui o computador irá verificar os valores das variáveis A e B, somar esses dois valores e armazenar o resultado da operação na variável soma.

10º Linha: A instrução escreva é a instrução usada na saída de dados. A saída de dados irá apresentar alguma informação no monitor. Quando apresentamos a instruções escreva soma que dizer: Mostre no monitor o conteúdo da variável cujo nome é soma.

11º Linha: A palavra Fim indica que a solução lógica terminou.

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