Aplicação do conceito de pseudocódigo

Em nossa postagem sobre formas de representar algoritmos vimos as instruções básicas para desenvolver um pseudocódigos (quem quiser relembrar a postagem clique aqui). Com base nas instruções apresentadas vamos resolver alguns exercícios para treinar. O primeiro passo para resolver os exercícios é conhecer a estrutura lógica para o desenvolvimento de programas. 
Diagrama de estrutura lógica para desenvolvimento de algoritmos.

Com base no diagrama acima, devemos analisar nossos problemas e visualizar como devemos distribuir as instruções de nosso pseudocódigo. Sempre em nossos programa devemos seguir essa sequencia:

1º Devem ser realizadas as entradas de dados
2º A partir da entrada como esses dados serão processados?
3º Depois dos dados processados - o que será feito com esse dado?

Para ajudar o entendimento do uso do diagrama, vamos pegar alguns exercícios para facilitar nosso entendimento. Clique aqui e veja nossa postagem com os exercícios.

Fazer um algoritmo que calcule e exiba a área do quadrado onde o valor do lado do quadrado será digitado via teclado.


1º Analisar o problema - Verificar qual necessidade deve ser suprida pelo nosso programa. Neste caso nosso programa deve calcular a área do quadrado.

2º Analisado o problema, identificar como esse calculo é feito - Neste caso:  Área= lado x lado
Esse calculo é o processamento que o computador deve fazer, logo vamos preencher nosso diagrama:
Diagrama mostrando qual processamento deve ser feito
3º Definir as entradas de dados: Apesar de esse passo ser simples é necessário atenção e concentração. Já sabemos o que nosso programa deve fazer, ou seja, calcular a Área do quadrado. 
Para realizar esse calculo é necessário saber o tamanho do lado. Todos os valores usados para a realização do calculo serão considerados entradas de dados.
Definido no diagrama qual será a entrada de dados neste exemplo.
4º Definir as saídas de dados: o ultimo passo é o mais simples. O programa será feito para calcular a área de um quadrado logo quem usar o programa desejará ver o resultado do calculo da area feito no processamento - Ou seja, a saída de dados sempre irá mostrar o resultado do processamento...
Finalização do diagrama

Um passo importante em nosso desenvolvimento é determinar o numero de variáveis necessárias para a realização de nosso programa. Sempre necessitamos criar uma variável para cada entrada de dado e uma variável para cada saída de dado. Neste caso teremos 2 variáveis: Area lado.

Com base na postagem sobre pseudocódigos vamos a resolução de nosso exercícios. Se o diagrama que estamos usando é o diagrama de estrutura lógica para desenvolvimento de algoritmos, logo precisamos definir quais instruções são usadas como entrada de dado, como é feito o processamento e quais instruções são usadas na saída de dados.
Instruções em pseudocódigo na parte superior do diagrama - Seta vermelha indica sequencia de leitura  



Algortimo Area_quadrado
Var
    Area : Real
    lado   : Real

Inicio
   leia lado   
   Area lado * lado
   escreva Area 

Fim



Note que a partir do inicio, a solução lógica de nosso algoritmo segue exatamente a sequencia definida em nosso diagrama de entrada, processamento e saída....

Vamos pegar outro exemplo em nossa postagem de exercícios:

Fazer um algoritmo que calcule e exiba no monitor a área de uma circunferência onde o valor do raio será digitado via teclado.
A formula para esse calculo é: Area = π.r ²  e nosso diagrama ficará:
Estrutura lógica usada no programa do calculo da área do circulo.

Algortimo Area_circulo
Var
    Area : Real
    r        : Real

Inicio
   leia r   
   Area =  3,14 * (r*r)
   escreva Area 

Fim


Neste primeiro momento é possível notar que todos os exercícios seguem essa sequencia, primeiro vem o comando leia, após a entrada de dados o calculo é efetuado e por fim a instrução escreva. Essa sequencia sempre acontecerá independente do numero de entrada de dados ou saída. Só para finalizar nossa postagem, vamos mostrar um ultimo exemplo.

Fazer um algoritmo que ajude um estudante de física a calcular a velocidade de um carro utilizando o conceito de Movimento Retilíneo Uniforme.

Neste caso o processamento é dado pela formula:
Logo nosso diagrama será:


Neste caso será necessário usar 4 entrada de dados, em consequência usaremos 5 variaveis(4 entradas e 1 saída). Com base no diagrama nosso pseudocódigo será:

Algortimo velocidade
Var
    velocidade : Real
    s1, s2, t1, t2        : Real

Inicio
   leia s1 
   leia s2
   leia t1
   leia t2    
   velocidade =  (s2 - s1)/ (t2 - t1)
   escreva velocidade 

Fim

Agora tente fazer os outros exercícios de nossa lista de exercícios clicando aqui.

Ainda ta com duvida, curta nossa pagina no facebook e poste sua duvida lá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário